Emprego no Canadá: Cuidado com as propagandas enganosas

     Por Ângela as 8:11 PM - quinta-feira, dezembro 07, 2006

Pessoal, essa semana o Diniz soube de um caso bem interessante, ou melhor, alarmante.

Um brasileiro que imigrou para o Canadá, mais precisamente para Vancouver, terra onde queremos aportar.

Aqui no Brasil, ele tinha um cargo gerencial alto, quase um diretor, numa empresa de telefonia móvel, com inglês fluente, Pós-graduação, etc... Segue abaixo parte do e-mail dele:

"Eu falo 5 linguas, tenho MBA, anos de experiencia como gerente. Eu estava preparado para descer o nivel, descer a escada, mas nao imaginava que eu fosse descer TODOS os degraus. Eu fiquei uns 3 meses buscando emprego medio (supervisor ou gerente). Dei a desculpa que era Natal, etc. No quarto mes, comecei a buscar qualquer coisa. Olha... Mesmo "qualquer coisa" nao foi facil. Pelo menos em Vancouver. E depois, dei a desculpa que eu "nao tinha 6 meses de experiencia no Canada". Nao dava pra dizer que o ingles nao era bom, pois falo ingles quase sem sotaque. Agora tenho, mas ainda nao consegui emprego melhor. Eu era quase diretor da Claro, aqui comecei como atendente bilingue de call centre e fui promovido a treinador 2 meses depois. Mas a empresa e horrivel. A gente abre o jornal aqui e ve pilhas e pilhas de anuncio. Abre a internet e ve pilhas e pilhas de empregos. Da mesma forma que a gente ve pilhas e pilhas de artigos dizendo que imigrantes voltam para seus paises por frustracao de nao conseguirem um emprego razoavel aqui. Portanto cuidado com Vancouver. Os melhores lugares para emprego sao Quebec (se falar frances) ja que o o governo ajuda. Se nao falar frances, eles te ensinam. Ou Toronto (a versao canadense de Sampa, cidade que eu ODEIO apesar de ser paulixxxxxta)."

Fiz questão de colocar um trecho do e-mail dele para não modificar o sentido das palavras, mas a verdade é que isso me assustou bastante, cheguei a ter dificuldades de pegar no sono, coisa que é difícil para mim. Temos pensado, também, em mudar de cidade. Quem sabe não é melhor ir para a costa leste, ficar lá por um período, talvez 1 ou 2 anos e, depois, tentar Vancouver. Quem sabe...

Bem pessoal, o que eu gostaria era de alertar a todos que pretendem ir para o Canadá. Temos a impressão de que arranjar emprego é fácil já que a oferta é grande, mas pelo que tenho visto é muito difícil.

BOA SORTE PARA TODOS NÓS...

Marcadores:

15 Comments:

At 11:19 AM, Anonymous Anônimo said...

Ângela, o segredo é não ir iludido que vai conseguir uma vaga de igual valor que tinha no Brasil. Ou seja, ex: sou gerente aqui, vou ser gerente lá. Não é bem assim. Nós não estamos iludidos, estamos preparados pra tudo, pra emprego de subsistência, se for preciso. O que eu acho é que até com os "empreguinhos" você consegue se manter, talvez não com tantos luxos, mas consegue. E ter paciência e perseverança... tem gente que acha que vai ser tudo fácil e aí se decepciona quando encontra a realidade. Sobre a "experiência canadense", li que isso é importante e até trabalho voluntário tá valendo. A nossa idéia é procurar um trabalho voluntário assim que chegar lá, e paralelamente ir tentando o mercado... Não se assuste. Mas tenha os pés no chão.

 
At 11:33 AM, Blogger André said...

Olá, Angela.

A princípio o relato é chocante mas acho que temos q ver com um olhar diferente. Sabemos q cada caso é um caso e temos expectativas diferentes. Além do fator sorte; a pessoa certa estar na hora certa no lugar certo.
Mas esse caso não deve ser isolado ou mesmo incomum.
Pessoalmente, acho q devemos trabalhar nossas cabeças e não criar grandes expectativas. Afinal, imigrar é RENASCER!
Imagine a seguinte situação: um nigeriano altemente qualificado, chega ao Brasil e começa procurar empregos. O que faria para um potencial empregador brasileiro ao saber que o canditato quase foi diretor da WabbadkeTel? Iria colocá-lo como gerente ou mesmo supervisor só tendo em mãos o currículo? Não quero emitir juízo de valor mas é de se pensar. E, de novo, cada caso é um caso.

Abraço p/ vc´s.
André

 
At 3:30 PM, Blogger Paulo said...

Como vocês também pensamos em ir para Vancouver. Tivemos lá faz 3 meses e ficamos encantados com a cidade. Enviamos o formulário simplificado ontem e também iniciei um blog pois acredito que unidos podemos trocar estas experiências e iniciar uma amizade entre as famílias. Já tinha feito algumas pesquisas no workopolis e monster.ca e a proporção de vagas em Toronto é incrivelmente maior que Vancouver. Talvez realmente seja um pouco mais dificil realocar em Vancouver mas já que estamos dispostos à deixar nossa terra que seja para o melhor lugar do mundo para se viver ... :-).

Paulo. luzcanada.blogspot.com

 
At 5:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Ângela,

O relato transcrito no Blog é a realidade sim. Sou trabalhador temporário em Quebec me tornando permanente. Estou aqui por meio de uma transferência. O processo durou menos de 3 semanas com exames e tudo, pois a minha área é a de Tecnologia da Informação, uma das tais mais demandadas no Canadá, principalmente em Quebec. Minha recomendação é a revisão sobre onde imigrar. Quebec é um estado maravilhoso, muito mais preocupado com a família do que qualquer outro. A cultura francesa tem seus fracos, mas numa média é muito boa. A língua espanta muitas pessoas daqui, logo quem vêm para Quebec são pessoas verdadeiramente dispostas em acrescer para a cultura deles, pois esta é a nossa missão para eles, logo você é muito bem vinda.

Eduardo,
eduardo@tondin.ca

 
At 6:36 PM, Anonymous Anônimo said...

Ângela,
um dos motivos de termos escolhido Toronto é exatamente a maior oportunidade de emprego. Acredito que, depois de conseguir a experiência canadenses fica mais fácil até para trocar de cidade e morar, por exemplo, em VAncouver.

Abraço,

CArol e Ênio

 
At 3:51 PM, Blogger Eva Jucá said...

Olá angela. vou dar meu testemunho, de Vancouver ;-)
Meu marido é da área de IT. Ele tinha uma boa experiência no Brasil, mas como dito no primeiro comentário aqui, isso praticamente não vale. É só imaginar se vc iria contratar para sua empresa alguem que se formou na universidade da sua cidade, trabalhou em empresas que vc conhece, ou empregaria alguem que veio de outro país, que se formou em uma universidade que vc nunca ouviu falar, não sabe se é boa ou ruim, e trabalhou em empresas que vc não conhece... bom, o que meu marido fez? tentou tirar o máximo de certificações que ele podia, microsoft, sun, java, enfim, provas e certificados conhecidos internacionalmentes, e que mostrariam que ele era apto para exercer tais funções. A gente iinvestiu muito nisso, pois essas provas são relativamente caras, mas o retorno foi garantido. Em 2 meses ele estava empregado, com um salário que dava para nos sustentar. E depois do primeiro emprego, outros vem. O que acho, é que vc tem que se preparar, e esperar o pior sim. Mas as chances existem em todas as províncias. Tb tem gente em Toronto que está a meses, anos e não conseguiu se colocar na área que pretendia, mas com sub empregos, vive. Aqui tb tem sub emprego prá caramba. Querendo, se consegue.
Abraço
Eva Jucá

 
At 11:59 AM, Anonymous Anônimo said...

Acabei de chegar em Montréal como imigrante, e ainda do Brasil eu sabia que a procura por emprego ia ser complicada. Em TI e telecom existe MUITA coisa aqui em Québec, mas aparentemente os imigrantes não estão pegando essas vagas.
Eu me inscrevi em uma pós em management aqui, que acaba sendo bem mais barata que um curso de graduação em administração no Brasil, por exemplo. Também vou estudar para certificações CISCO, Java, Microsoft e outras.
Acho que o mais importante é estar DISPOSTO a ter um emprego idiota qualquer no começo enquanto se juntam algumas qualificações para reganhar os degraus perdidos.
Boa sorte a todos nós!

 
At 11:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá Angela! Durante minhas pesquisas, encontrei esse seu blog sobre empregos no Canadá. Tenho pensado em mudar de país faz um tempo, mas nunca havia cogitado a possibilidade de ir para o canadá. No entanto, após várias pesquisas, descobri que esse país, além de oferecer muitas oportunidades de emprego, parece ser bem amistoso com estrangeiros, muito mais do que nos EUA. Pesquisei bastante sonre qual local eu poderia ir, pensei em Toronto, ou algum outro lugar em Ontario, mas então ouvi fazer de Saint John's, Newfoundland. Um lugar realmente atraente. Mas, nunca pensei ser tão difícil imigrar para o Canadá! Não tenho muita idéia de como fazer isso, mas eu realmente gostaria muito de sair daqui com uma boa proposta de emprego, porque parece que isso facilita muito na imigração. Isso também iria tranquilizar minha mãe. Mas até agora, não consegui nenhuma oferta de emprego, e não estou nem falando de emprego em minha área profissional não! Qualquer emprego decente já bastava. Depois de colocar meu currículo em vários sites, e receber por email alertas e mais alertas de empregos para os quais nunca me chamaram, estou ficando desanimada. Assim como vc, viver no Canadá é para mim um sonho, e eu realmente gostaria de poder realizá-lo algum dia. Será que vc não poderia me dar algumas informações sobre visto, como faço para entrar lá legalmente, se é possível isso sem proposta de emprego, etc.? Embora tenha nível superior (sou psicóloga) e tenha proficiência em inglês, além do básico em francês (fora o italiano e o espanhol), não tenho pretensão em achar emprego nessa minha área, não agora, porque eles exigem no mínimo o mestrado, e eu ainda não fiz mestrado no Brasil porque na verdade quero fazer mesmo doutorado em neurociência (minha paixão), e em minha cidade infelizmente não tem nada disso. Outra razão para ir para lá. na Memorial University eles oferecem PhD em Neurociência. Por favor, se puder me auxiliar com informações, eu agradeço.
Abraços,
Iracema Batista

 
At 3:26 AM, Blogger Lilian Magalhaes said...

Eu vivo no Canada ha 5 anos, se somarmos o tempo em que fiz pos doutorado (18 meses) com o tempo em que vivo aqui como residente. TUDO o que disserem sobre as dificuldades dos imigrantes deve ser considerado. Ha inclusive um processo contra o governo canadense movido por dois indianos que vieram morar no Canada e depois de mais de 5 mil aplications de emprego permaneciam desempregados. Ha sites denunciando as dificuldades que os imigrantes passam e por causa disto o governo tem tomado algumas atitudes para limpar um pouco a barra. O fato de haver vagas nos jornais nao significa que estas vagas serao preenchidas por imigrantes. O caso dos medicos é emblematico. Ha uma falta enorme de medicos, mas quando um medico estrangeiro que ja vive aqui ha anos se candidata ao emprego eles dao sempre uma desculpa e a vaga continua aberta. Ha excecoes, gente que consegue emprego logo, mas sao excecoes. O canada é um pais muito interessante mas nos ultimos anos o preconceito contra os imigrantes aumentou muito. Vale a pena? Para quem, como eu, chora quando assiste a TV Globo de vergonha do que acontece no Brasi vale a pena. Mas nao se pode ter ilusoes, ser imigrante nao é facil e demora um pouco ate a gente se adaptar a esta nova condicao.
um abraco
Lilian

 
At 1:09 PM, Blogger Wolf said...

O Canadá não passa de um país preconceituoso. Se não for cheio da grana, pra eles vc é um lixo.

BIG BEAR BLOG

 
At 9:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Ângela...
Meu nome é Vanessa, sou dentista aqui no Brasil e meu marido é médico. Ultimamente temos pensado muito em morar fora do Brasil, pois pra minha profissão a procura por emprego é frustrante. Conseguimos nos manter bem aqui graças ao salário do meu marido, mas estou cansada de correr atras de emprego e só receber porta na cara! Estamos pensando em ir pro Canadá, na verdade pra mim não importava onde fosse, eu queria mesmo era tentar a vida em outro país... Mas Valdemiro (meu marido), disse que sempre viu o Canadá com um país promissor. Lendo esses comentários, deu um pouco de medo, deixar a estabilidade para recomeçar do nada é mesmo uma grande decisão... Mas estamos dispostos a tentar. Você acha que conseguiríamos??? Se possível, você poderia nos dar informações sobre visto, onde procurar informações? Iniciamos nossa pesquisa pela internet e vamos ao Rio no Consulado para termos mais informações. Hoje estamos morando em Vitória da Conquista-BA, mas eu sou paraense e Valdemiro é pernambucano. Vamos ver, né? Quem sabe não nos encontramos. Vou aguardar resposta. Um abraço!!

 
At 11:19 PM, Anonymous Anônimo said...

PROCURO EMPREGO NO CANADÁ
AREA: PLATAFORMISTA( EXPLORAÇÃO DE PETROLEO E GÁS EM ALTO MAR)
CURSOS:
INTRODUÇÃO DE ENGENHARIA DO PETROLEO E GÁS.
PLATAFORMISTA POLIARTE OFFSHORE.
INGLÊS TECNICO PETROLEO E GÁS
INGLES BASICO
TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
E OUTROS
END: ESTRADA DA GAVEA N.441 - SÃO CONRADO - RJ TEL.21-8841-8130
E_MAIL: paulinho-saoconradorj@hotmail.com

 
At 9:03 AM, Blogger Eduarda Moreira said...

Meu nome é Eduarda.
e estou procurando emprego no canadá quem souber se alguma oortunidade , poderia mandar informações para meu e-mail??
dudagurgel@hotmail.com
Sou formada em Secretariado executivo e faço letras . Falo Inglês e Espanhol fluente.
Ja morei em Londres e lá fiz até faxina para sobreviver. Estou disposta a fazer de novo se for necessario.

 
At 9:07 AM, Blogger Eduarda Moreira said...

Gostaria muito de mudar para o Canadá com minha familia.

Sou formado em letras com inglês . Falo inglês, Espanhol e um pouco de francês e alemão.

Procuro emprego em qualquer area.
Morei em Londres e fiz trabalho de garçon. Posso fazer isto de novo se for necessario.
Se alguém tiver informações favor me mande um e-mail sergiolanier@gmail.com

 
At 7:12 AM, Anonymous Anônimo said...

PROCURO EMPREGO NO CANADÁ
AREA: PLATAFORMISTA( EXPLORAÇÃO DE PETROLEO E GÁS EM ALTO MAR)
CURSOS:
INTRODUÇÃO DE ENGENHARIA DO PETROLEO E GÁS.
PLATAFORMISTA POLIARTE OFFSHORE.
INGLÊS TECNICO PETROLEO E GÁS
INGLES BASICO
TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
E OUTROS
END: ESTRADA DA GAVEA N.441 - SÃO CONRADO - RJ TEL.21-8841-8130
E_MAIL: paulo-operador-petrobras@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home