Dicas de um amigo (Montreal)

     Por Ângela as 4:06 PM - quinta-feira, agosto 23, 2007

Pessoal,

O Diniz tem um colega de trabalho que se mudou para Montreal agora em agosto e ele mandou umas dicas que podem ajudar quem vai para lá:

1. Essa eu já sabia, mas pode ser que alguém não saiba, então nunca coloque idade, nem data de nascimento no Resume (CV). Ninguém pode ser recusado a uma vaga de trabalho por causa da idade (salvo os casos particulares), caso contrário você poderia processar o indivíduo (empresa).

2. Quando for planejar a data de chegada ao Canadá, considere o final do mês, pois ele foi informado pela mulher da saúde que só estaria coberto a partir de 01/nov e ele chegou em 01/ago. Não importa o dia, se ele tivesse chegado no fim de agosto, começaria a valer na mesma data, 01/nov (palavras da mulher).

3. O passe de metrô é mensal, portanto se chegar no final do mês é ruim, pois o passe vale para o mês fechado.

4. Sobre apartamentos, ele disse que você pode encontrar no centro 3 e 1/2 (acho que são 3 quartos) muito bons por Cad$ 800 a Cad$ 1.000. Se voce tiver filho(s) o ideal é morar um pouco mais longe do centro como Snowdon, por exemplo. Lá ele encontrou um 4 1/2 muito grande por Cad$ 900. É claro que perto da linha do metrô é mais caro também, mas para quem não tem carro, estar perto do metrô é fundamental, mesmo que pegue uma estacao mais longe ainda.

5. Ele abriu uma conta no BMO (Bank of Montreal) e está gostando muito, segundo ele. Ele disse que tem um amigo que tem a conta no HSBC Premier e esté muito "P" (eu tenho uma conta no HSBC, snif...) porque eles são muito ruins de servico.

Lembrem-se que ele está em Montreal. Acho que é isso.

Abraços,

Ângela

Marcadores:

3 Comments:

At 11:09 AM, Blogger Danilo Paiva said...

Também estou em Montréal, e gostaria de complementar algumas informações:
- a data de cobertura do seguro saúde é meio aleatória. Eu cheguei em Dezembro, e teria até o final do mês para me inscrever, para ser coberto a partir do dia 1o. de março, ou seja, menos de 2 meses;
- aqui tb tem passe de metrô semanal, válido;
- um apartamento 3 e 1/2 tem na verdade 1 quarto: são 3 cômodos (quarto, sala, cozinha) e um banheiro (o 1/2).
- eu tinha uma conta no TD Canada Trust, e não fiquei satisfeito. Abri uma conta no Royal Bank, e fiquei impressionado, isso sim é que é 'royal service'. O povo só falta botar tapete vermelho!

Boa sorte!

Dan
http://degelocanadense.blogspot.com

 
At 12:33 PM, Blogger Eva Jucá said...

Oi Angela, meus 2 cents de Vancouver!
- Tem passe diário, bloquinhos com 10 passes e o mensal. É claro que o mensal compensa mais, mas vc não vai comprar o passe mensal caso chegue com mais de 10 dias já passados no mês.
- O plano de saúde é assim em todo o canadá. Na verdade o que contam são 3 meses, sendo o primeiro mes o mês que vc chegou e mais 2 subsequentes, não importando o dia. Um amigo meu chegou aqui dia 31 de outubro, e claro não foi no dia fazer cartão de saúde dele. Não importou, qdo ele foi, levou os papeis de imigração que constavam a data de 31/10 e o plano dele começou a valer dia 01/01. Ou seja, outubro contou como sendo o primeiro mês dele no Canada.
-banco, cada um tem uma experiência diferente. Eu estou no CIBC desde que chegamos aqui, peguei uma ótima gerente, e não mudo de lá por nada. Na minha conta não pago taxa NENHUMA, e sempre que quero algo falo com ela por telefone e ela resolve para mim. O que já notei é que tudo depende do gerente que vc tem. Então a minha dica é veja alguém que está satisfeito na cidade que vc vai, vai na agência dele, conversa com o gerente dele e pronto.. :-)
- A minha dica de chegar aqui é chegar na segunda semana do mês, visto que grande parte dos alugueis começam a valer no dia 01 de cada mês, e se vc chegar na primeira semana vai ter que esperar + 3 para mudar para algo alugado. E se chegar na última, só pega o que "restou" no mercado.. Mas, cada caso é um caso, e ás vezes vc consegue alugar no meio no mês tb..

Enfim, minha opniões..
Bjs
Eva

 
At 11:47 AM, Blogger :) said...

pode deixar que eu coloco as informacoes assim que passar na prova.

 

Postar um comentário

<< Home