Para qual cidade ir ???

     Por Diniz as 10:19 AM - quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Pois é este final de semana com a chegada da carta solicitando os documentos, começou a cair a ficha, se o consulado realmente melhorou o processo com este novo formato, acredito que fecharemos o processo todo até Outubro, e ai é que entra a nossa grande questão.

Para qual cidade iremos quando sair os vistos?

É uma pergunta boba, mas de suma importancia pois com certeza será no mínimo uma escolha de uns 2 a 3 anos. As nossas principais duvidas são:

. Custo de Vida - estaremos chegando no pais com recursos escasos, portanto é importante morarmos num local onde não tenhamos um custo tão alto

. Oportunidades de trabalho - Procuramos um local onde possamos ter bastante oportunidades de trabalho, pois uma vez adquirido a "experiência canadense", podemos procurar melhores oportunidades. Lembrando que trabalho em IT.

. Clima - esta questão é dificil, pois não gostariamos de estar passando um perrengue muito grande com relação ao clima, porém em se tratando do Canada, isto não é facil

. Qualidade de vida - o nosso maior objetivo é justamente este termos qualidade de vida e sempre imaginamos estarmos morando numa casa, numa cidade tranquila, sem os problemas dos grandes centros como Rio / SP

. Lazer - um ponto interessante, pois acredito que por estarmos longe da nossa terra tendemos a compensar a saudade com lazer no final de semana, seja andar de bicicleta, patinar, esquiar, etc..

Bom diantes destas questões acima, quais são as nossas opções:

Vancouver -> Foi a nossa primeira opção e o único local que conhecemos no Canada
. Custo - até onde sei alto, principalmente na parte de moradia
. Oportunidades - Pelo que pude ver limitadas, pelo menos na area de TI
. Clima - mais ameno, porém com muita chuva
. Qualidade - o pouco que vi gostei muito, cidade com pouco transito, pessoas atenciosas
. Lazer - ao meu ver muitos oportunidades, Surf em Vitoria (sou um surfista inveterado), ski em Whistler, trilhas de montainbike, e por ai vai

Toronto -> Não conhecemos a cidade, mas pelo que falam seria o equivalente a SP
. Custo - Alto, porém mais baixo que Vancouver
. Oportunidades - Muitas, pelo pouco que vi nos sites é onde tem mais oportunidades
. Clima - Neve e vento, segundo uma amiga, faz parte do Wind Belt e com isto fica muito frio
. Qualidade - Por ser uma "SP" acredito que teria alguns problemas que temos aqui (transito, etc..)
. Lazer - já vi que tem surf mesmo que no lago e diversos lugares de lazer com a familia

Ottawa -> Tambem não conhecemos, mas parece ser uma cidade muito gostosa, o Claudio (TS Factory), postou uma visão interessante da cidade
. Custo - aparentemente baixo, pelo menos nos blogs/mails que li
. Oportunidades - muitas tambem, pelo menos em IT
. Clima - Neva bastante, porém pelo que entendi não esta do Wind Belt, isto faz diferença
. Qualidade - aparentemente boa, mas me falta detalhes
. Lazer - alguns passeios pertos, ski a meia hora, possibilidade de Kite surf

Calgary -> Tambem não conhecemos mas vi um video que o Magno (Tapioca Congelada) postou e achei linda, a Angela acha muito gelada
. Custo - Esta subindo devido a quantidade de dinheiro entrando na provincia
. Oportunidades - por tudo que li esta muito aquecido, porém devido ao Petroleo
. Clima - Muita neve, como o próprio Magno postou no Landing dele, até o agente da imigração riu quando ele falou que ia para lá.
. Qualidade - não consegui fazer nenhuma avaliação sobre a cidade.
. Lazer -Muitos passeios do tipo familia (camping, lagos, montanhas, etc..)

Bom o resultado final de tudo isto é, NÃO SEI PRA ONDE VOU.

Diniz

Marcadores: ,

4 Comments:

At 7:39 PM, Blogger Sandro e Família said...

Diniz

Sou meio suspeito para opinar mas lendo suas colocações sobre o que espera da primeira cidade canadense e conhecendo todas as cidades citadas ficaria entre Calgary e Ottawa por causa do custo de vida alto em Vancouver, mas prepare-se para suportar o inverno rigoroso nas duas cidades.

Abraço

 
At 11:23 PM, Blogger K said...

Ih, Diniz... pelo visto, o quesito "pra que cidade eu vou" não está muito legal por aí.

Bom, por aqui, não está muito diferente, mas deixa eu contar minha experiência. Em julho, passamos um mês no Canadá. Visitamos várias cidades. Saímos daqui com o intuito de decidir se iríamos para Vancouver (a minha doc oração), para Calagary (a opção pela razão) ou Toronto (a opção pela facilidade, até porque temos família em NY).

A primeira a ser descartada foi Calgary. Tem inverno rigoroso e, seriamente, a cidade não é bonita, falta charme, falta graça. Sei lá. imagine uma cidade industrial. Tudo funciona, tá tudo certinho, mas... fica nisso. E os lagos não são assim tããão perto, apesar de também nãos erem tãão longe.

Vancouver correspondeu a todas as expectativas. É linda, charmosa, organizada, com parques, perto de Victoria (que também adoramos), mas tem o velho problema da oferta de emprego. Quer dizer, todas as lojas têm um aviso dizendo que estão contratando, mas quando vamos procurar empregos na nossa área é que é o grande problema. Outro contra de Vancouver: a viagem de/para o Brasil é mais cansativa.

Toronto: na verdade, na verdade, eu não gostei da cidade. Voc~e vê que é primeiro mundo. As coisas funcionam, mas tem sujeira no metrô (coisa que não vi em Vancouver). Tem todos aqueles super prédios em downtown. Mas, ainda assim, é uma cidade cheia de parques, perto de NY, etc. Grande vantagem: super oferta de emprego. Grande desvantagem: frio, muito frio. E, pior, neve, muita neve (frio é uma coisa, ter que tirar neve da frente de casa é outra bem pior).

E uma que nos surpreendeu, mas acho que, ainda assim, ficou fora de cogitação: Ottawa. Eu que não dava nada pela cidade, me apaixonei. É muito organizada também, tem as vantagens da cidade grande (comércio, cinemas e tal), com o charme da cidade pequena (arquitetura lindíssima, tranquilidade nas ruas, prédios baixos). Desvantagem: ainda mais frio (Ottawa é mais frio que Toronto pelo que eu saiba). Acho que precisamos pensar com mais carinho nela. Tem certeza que a oferta de empregos por lá é boa? Bom, eu que sou da área de Direito seria ótimo, já que é a capital.

Enfim, eu confirmaria a informação sobre o custo de vida (está ocorrendo um boom imobiliário em Calgary - os imóveis estão ultrapassando o valor real deles, e acredito que o custo em toronto seja mais alto do que em Vancouver).

Minha tranquilidade é que, qualquer que seja nossa escolha, estaremos vivendo num país verdadeiramente de primeiro mundo, com educação e respeito, além de, claro, segurança.

Espero ter ajudado um pouco.

Ah, sim.. se quiser saber mais sobre as cidades que visitamos, fizemos um blog da viagem. ( http://mapletrip.wordpress.com )

Sds,

Camila.

 
At 11:11 AM, Blogger Lucianna said...

Ola Diniz,

Parabens por mais um passo dado.
Bem, eu estive nas 4 cidades citadas, sendo que morei em Ottawa, e para ser muito honesta, nao troco Ottawa por nenhuma outra cidade, eh para la que queremos voltar e comprar nossa casa e criar nossos filhos, mas vou dar um pouco das minhas impressoes.

- Vancouver: Vc esteve la, entao nao precisa de apresentacao, e eu concordo com vc, o custo de vida eh muito alto, adorei o que vi la, eh uma cidade limpa, linda e com pessoas muito agradaveis, mas nao tolero a chuva, prefiro 50 cm de neve e -40 graus.

- Calgary: Nao mudaria para la nem a forca. Nao eh uma cidade bonita, nao se tem muita coisa para fazer, o custo de vida eh extremamente alto, minha sogra paga 1,600 dolares num ape de 1 quarto e longe do centro, vc vai pagar 7.00 dolares num pote de cafe, nao existe imposto provincial, em compensacao os precos sao absurdos. Se quiser ir para Alberta, pesquise Edmonton, eh mais barata, com possibilidade de emprego na tua area, alem de ser uma cidade pequena.

Toronto: Eu gosto muito de Toronto, eh uma cidade que tem vida 24h por dia, fria sim, mas nao insuportavel, la vc vai ter opcao de metro e cidade subterranea. Eh bem cara tb, mas paga-se muito bem, entao eh um caso a pensar. Nao compraria um imovel la pois eh muuuiitoo caro, vc compra a mesma casa em Ottawa pela metade do preco. Tb nao gostaria de viver la pra sempre ou criar meus filhos la, mas eh meu lugar favorito para ferias.

Ottawa: Eh a minha paixao. Em Ottawa vc pode alugar um ape em downtown por 800.00 dolares (1 quarto). Neva e muito, mas esta sempre muito limpa. Tb eh bem fria, nao importa a epoca do ano, la tem esse ventinho gelado, assim como Toronto, mas suportavel. Nao tem metro ou cidade subterranea, mas tem um dos melhores sistemas de transporte publico do pais. Eh a cidade numero 1 em tecnologia da America do Norte, mesmo sendo uma cidade pequena, ou com aparencia de uma. Tem muitos parques e museum, alem das praias de rio (ai, nao me acostumo com isso, hehehehe). Esta a 2 horas de Montreal e 5 horas de Toronto.

Bem, acho que vc ja havia pesquisado boa parte do que eu falei, mas nada como a opiniao de quem ja esteve por la, nao?! Mas no final, eh uma desicao grande, pois como vc mesmo falou, os recursos de um novo imigrante eh pequeno, para trocar de cidade logo no comeco, eh muito complicado, nao?!

Boa sorte na escolha e no processo

Abracos

 
At 5:10 PM, Blogger Rogério said...

Diniz,

Estou passando por esta questão que, talvez, você já tenha decidido.

Estava procurando definir a cidade de forma lógica, então consegui uma pesquisa com o ranking das melhores cidades do Canadá, e olha quem apareceu primeiro, OTTAWA.

Não satisfeito, pois não pensei na cidade, tentei identificar a melhor província e, das que possuem o maior número de cidades pesquisadas (BC, ON e QC), Ontário foi a única que possui as cidades localizadas nas 50 melhores, sendo que das 10 primeiras 4 são da província. QC e BC possuem mais cidades entre as 50 piores que ao contrário, sendo que BC foi a pior província de toda pesquisa.

Depois disto comecei a olhar com mais carinho para Ottawa, que é bilíngue, e todas as pessoas que conhecem a cidade, falam muito bem dela.

Em relação ao custo de vida, é a cidade mais barata do Canadá em 2007, veja http://www.mercerhr.com.br/pressrelease/details.jhtml/dynamic/idContent/1268645;jsessionid=UA0KRVBQXGBIOCTGOUGCHPQKMZ0QUJLW

Enfim, somente não iremos para Ottawa se tivermos uma grande mudança.

Grande abraço!

Rogério
PS: Toda a pesquisa está no Blog, na área de cidades.

 

Postar um comentário

<< Home