Resumo da ópera

     Por Diniz as 5:40 PM - quinta-feira, maio 15, 2008

Estava devendo o post de como foi o final da história, estou pagando...

Acredito que todos saibam, pois está descrito no processo, que uma das formas que você tem de provar a sua proficiência na língua inglesa é uma prova (IELTS ou outro) e a segunda é o envio de informações comprobatórias (bonita palavra, aprendi ontem) do seu nível de Inglês. Vide abaixo a parte que fala sobre o assunto (aqui o link no site):

Proof of Language Proficiency
The instructions above are meant to provide you with an informal self-assessment only. If you decide to apply to immigrate to Canada as a skilled worker, you must provide conclusive proof of your language abilities. There are two ways to provide this proof. Choose one of the options below to establish your proficiency in English and/or French.

Option 1: Take a language proficiency test from an approved organization
We strongly recommend that you take an official language test if you are claiming skills in a language that is not your native language.


Option 2: Establish your proficiency levels through a written explanation and supporting documentation

Diante disto, tinha a opção 2 para provar o meu nível de Inglês, desta forma, o consulado me solicitou uma carta e as evidências, onde eu deveria mostrar fatos que compravassem a minha proficiência na língua.

Preparei uma carta (de uma página) onde, basicamente, cito os seguintes fatos:
1 - Por trabalhar com TI, todos os livros técnicos, ferramentas e congressos de relevância são feitos na língua inglesa;
2 - Trabalhei no Citibank Brasil, onde as minhas atribuições faziam com que eu tivesse contato direto com a Regional em Fort Lauderdale, fazendo "Conference Calls" diariamente (em Inglês);
3 - Citei o meu nível de empregabilidade, onde mostrei alguns contatos que recebi de empresas canadenses, mesmo estando ainda no Brasil
4 - Terminei com o motivo ao qual eu pretendia ir para o Canadá (Segurança, qualidade de vida, etc..) e que caso o Canadá me aceitasse e eu aceitasse o Canadá, com certeza estaria transferindo toda a minha vida (principalmente financeira) para lá.

Fechei a carta (segunda página) com uma lista dos anexos comprovando tudo o que citei, separados da forma abaixo, e os anexos propriamente dito.
  • Treinamentos (cópia dos meus certificados em treinamentos internacionais)
  • Atividades (emails de processos operacionais diários)
  • Viagens (cópia de todos os vistos de entrada nos EUA e Canadá)
  • Bens (documentos de propriedade - IPTU, IPVA, etc..)
  • Projetos Atuais (emails de projetos que estou atuando com parceiros americanos)
  • Consultas de Emprego (emails das consultas feitas por empresas Canadenses)
Esta foi a forma, portanto, não teve nenhuma redução na pontuação somente mostrei o meu nível de Comunicação na língua inglesa, que é muito maior que o meu nível gramatical da mesma, e isto, ao meu ver, é mais importante que simplesmente saber Inglês gramaticalmente correto (minha opnião).

Bom é isto, agora estamos na espera do pedido de exames médicos e se tudo correr bem estaremos chegando lá por volta de agosto.

Abraços a todos,

Diniz
PS: Não usei nenhum modelo de carta para o processo, simplesmente criei da minha cabeça tanto a ordem quanto as informações enviadas.

Marcadores:

12 Comments:

At 6:44 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Diniz,

Acompanho seu blog desde o inicio mas nunca postei nada por aqui, sempre fiquei mais de telepectador. Pois bem, faz um pouco mais de 1 mes que eu e minha esposa estamos morando em Toronto e com a correria da vida nova por aqui nunca mais tinha lido seu blog, na verdade estava completamento por fora do que tinha acontecido com o processo de vcs. E agora acabo de ler as fortes emocoes que rolaram nesses ultimos meses. So tenho a dizer que estou realmente muito feliz por vcs e daqui a pouco vcs estarao fazendo as malas ...

Abraco,
Andre

 
At 7:59 PM, Blogger Sandro e Família said...

Diniz

Esse seu post é um grande alívio para todos que possam viver a mesma situação que você passou.

Estou na fase angustiante da espera pelos exames médicos e graças a esse texto vou dormir bem mais tranquilo nos próximos dias.

Fiquei feliz por saber que se tudo der certo no meu processo terei mais um vizinho carioca em Vancouver.

Abração

 
At 1:21 AM, Blogger Ju said...

Oi Diniz!!

Estamos torcendo muito por vc! Acho que vai dar certo sim....já vi dois casos no Grupo Terras do Norte em que as pessoas só mandaram a documentação comprobatório, nem mandaram IELTS e foram aprovadas! Como no seu caso faltam só dois pontinhos acho que vai dar certo sim! Boa sorte!!

 
At 10:14 AM, Anonymous Anônimo said...

Diniz..

Eu e meu marido estamos na fase de colher informações e seu blog não "conseguiu" ficar de fora!! Queria agradecer pelo detalhamento e explicação que vc dá.. =]~ Já decidiram em que região vão ficar..? Boa sorteee pra vcs...

Anne Caroline
anne_caroline@hotmail.com

 
At 12:41 PM, Blogger Patricia said...

Diniz,
Você não faz idéia de como ficamos felizes em ler estes 2 últimos posts! Estávamos e ainda estamos todos torcendo muito por vocês, agora é só segurar mais um pouco a ansiedade. Parabéns!
Patricia Garcia e família

 
At 11:24 PM, Blogger Daniel de Castro said...

Grande Diniz,

Resolvi entrar no seu blog hoje e me surpreendi com o post "Back to the game". Minha primeira reação foi chamar a Raquel pra ver se eu não estava vendo coisas.

Ficamos muito felizes com esta notícia, foi a segunda melhor notícia da semana. A melhor foi que na terça nós recebemos os formulários de exame médico. :D

Um grande abraço e muito obrigado mesmo pela notícia. Estávamos torcendo por vocês.

Daniel e Raquel

 
At 11:26 PM, Blogger Daniel de Castro said...

Eu ia esquecendo... Neste caso, aquela cervejinha em terras geladas ainda está de pé, certo? ;)

 
At 3:38 AM, Blogger Carol, Ênio e Leila said...

Nossa Diniz,
não imagina a nossa felicidade. Que maravilha, cara. A gente acompanhou desde o ínico a sua preparação, o quanto vocês querem ir, o quanto é importante e eu quase chorei quando vi o post dizendo que não tinha conseguido a pontuação. Alívio. Vocês vão, sim. E o Canadá que os aguarde, pq vão ter muito sucesso lá.

Um abraço,
Carol

 
At 9:30 AM, Blogger Unknown said...

Olá Diniz,

Acompanho seu blog a algum tempo, quero aqui expressar minha alegria pelo seu sucesso e desejar tudo de bom.

Robson
Cuiabá

 
At 1:39 AM, Blogger Eva Jucá said...

Parabéns!!! Fiquei muito feliz em ver aqui essa notícia. Eu estava muito sumida de blogs, e voltar a ler com essa notícia é maravilhoso! Qdo a gente persegue nossos sonhos, é isso que dá!!! TE vejo em pouco por aqui!
Abraços
Eva Jucá

 
At 6:41 PM, Blogger := said...

Diniz, você é um exemplo de perseverança. Parabéns pela sua conquista, tenho certeza de que você terá muito sucesso aqui no Canadá.
Bjs

 
At 1:25 PM, Blogger AleMoon said...

Olá,
Gostei muito de ler sobre o teu caso e gostaria de saber como está a situação agora.
O post é de 15 de Maio. Alguma novidade desde então?
Eu também tinha marcado 65 pontos no processo e em conversa com o pessoal do consulado me aconselharam a fazer a prova novamente já que eu tb estou esperando a solicitação dos exames médicos.
Um abraço.

 

Postar um comentário

<< Home