Como tudo começou ...

     Por Ângela as 6:41 PM - segunda-feira, outubro 02, 2006

Já faz muito tempo que pensamos em sair do Brasil, acho que mais ou menos uns 9 anos, desde que nos casamos. No início, era mais para ter experiência de vida, nada muito específico, apenas a vontade de conhecer outras culturas e outros modos de vida. Na época, não tinhamos filhos e as preocupações eram menores. Hoje temos 2 meninos, um de 6 e outro de 3 anos.

Todos os anos, o Diniz me perguntava o que queríamos da nossa vida, o que pretendíamos para o futuro e a resposta nunca vinha. Com o nascimento das crianças, as preocupações aumentaram, não só com relação a segurança mas também com relação a estabilidade financeira. Como todos sabem, nos últimos anos as coisas têm ficado piores por aqui, não só no Rio, mas nas grandes capitais, onde têm empregos e boas escolas.

Outro fator é que não aguento como a gente se acostuma com as coisas ruins que acontecem neste país e não fazemos nada. Aqui, todos são culpados até que se prove ao contrário... e tem muito mais motivos, mas se for escrever todos que me incomodam, acho que terei que escrever um livro.

As perspectivas de futuro não são muito animadoras, basta abrir qualquer jornal ou andar em qualquer rua de qualquer bairro. Bom, isso me deu mais ânimo para tomar a decisão.

Certa vez ele me perguntou sobre o Santiago, no Chile, mas não me animei muito. A cidade é organizada, está crescendo a olhos vistos (eles estão se preparando para ser a melhor cidade em qualidade de vida da América Latina) e ainda temos amigos morando lá, mas não era isto que eu queria. Um dia, quando ele conversava com o Adriano, um amigo dele, eles falaram do Canadá, foi então que ele veio falar comigo sobre a idéia de imigrar para aquele país, pois eles têm uma política bem clara e definida do processo. Desta vez a idéia me agradou e começamos a pesquisar na internet tudo o que podíamos: aluguél, carros, empregos, clima, atrações, estilo de vida, custo de vida, etc... Mas não podíamos decidir imigrar para um país sem nem ao menos conhecê-lo, foi então que marcamos nossa viagem para Vancouver e decidimos que iríamos dar entrada no processo.

Como estávamos próximo de setembro, decidimos esperar pelo novo processo, mais simplificado e postamos nossos formulários em 18/09/2006. Ainda estamos esperando pela confirmação do recebimento e o nº do processo para dar acompanhamento.

Marcadores: